Booking Agency
Booking Agency & Management da Tellurian Produtora
7 de agosto de 2018
Rádio na Internet
Rádio na internet, um novo jeito de fazer rádio
21 de setembro de 2018

Divulgar sua banda na internet, qual a melhor forma de começar?

divulgar sua banda na internet

divulgar sua banda na internet

Como divulgar sua banda na internet?

Se você chegou até aqui é porque não está disposto a ficar de braços cruzados esperando o Universo conspire a favor. Então leia esse artigo, pois é provável que te ajude, já que vamos mostrar como começar a divulgar sua banda na internet. Com tanta gente a procura de espaço, cada detalhe pode ser decisivo para o futuro da sua banda. Bora lá?

Nem tudo se resume a talento…

A primeira coisa que você deve ter em mente é que muitas vezes possuir talento musical não é suficiente. Essa é uma verdade que infelizmente serve para qualquer coisa que você faça na vida. Tenho 36 anos e posso garantir que já conheci inúmeros exemplos de músicos e profissionais de outras áreas muito talentosos que não conseguiram conquistar o seu lugar ao sol. Talvez você também possa recordar alguns exemplos no seu círculo de conhecidos, ou quem sabe você mesmo seja esse sujeito! Há muitos motivos que levam essas pessoas a permanecer no limbo da cena e é desnecessário especular a respeito. O importante é que fique bem claro: talento só não basta. É preciso ir além – saber como divulgar sua banda na internet!

Mas talento é importante sim…

Se por acaso as únicas pessoas que curtem o teu som é a tua namorada, o teu primo, o teu cachorro ou talvez meia dúzia de puxa-sacos, então é provável que tenhamos aqui um problema. Você precisa diagnosticá-lo, beleza? Busque sempre opiniões de pessoas que vão te mandar a real sem medo de perder a sua amizade. Lógico que talento também é importante, oras!

Não, tem muita gente pouco talentosa que se da bem!

Não é bem assim, pois há pelo menos duas coisas importantes a serem consideradas ao fazermos essa afirmação. A primeira delas é que a maioria destas pessoas que você provavelmente se refere não produzem música, mas sim entretenimento musical. Há um abismo entre uma coisa e outra, e isso será explicado na sequência. A segunda é o fato de que este pessoal manda muito bem ao divulgar sua banda na internet, o que não deixa de ser um talento de certa forma.

Tá, mas qual a diferença entre música e entretenimento musical?

Primeiro vamos deixar claro que da minha parte não vejo problema algum com quem prefere produzir entretenimento musical. Há gosto para tudo e espaço para todo mundo. O mercado é enorme, exigente e dinâmico. Cada um é livre para produzir o que bem entender, combinado?

Uma boa explicação sobre o tema é do Mateus Starling. No vídeo ele aborda de forma bem completa a questão e elucidando a diferença entre uma coisa e outra. Assista AQUI.

Em apertada síntese, entretenimento musical é um som simplório, raso de conteúdo, totalmente comercial e muitas vezes construído valendo-se de técnicas de marketing, com o objetivo de entreter e de vender. Não é a música pela música. É a música para atender a propósitos bem delineados.

Qual lição tiramos disso?

O mundo da música tem muito a aprender com esse fenômeno. Mas calma lá, fera, você não precisa começar a produzir entretenimento musical se não quiser! Caso o seu negócio seja música, você pode seguir esse caminho na boa. O mercado é suficientemente grande para acomodar a todos. Só que nem por isso devemos descartar tudo o que a indústria do entretenimento musical tem a oferecer. Importante aqui é pegar o melhor dos dois mundos, sacou?

A principal lição que tiramos disso é a importância cada vez maior do marketing para determinar o sucesso de um artista ou banda. Um bom marketing é capaz de superar até mesmo a falta de talento musical! Como resultado, se você conseguir unir talento musical e um bom marketing, o sucesso no seu nicho de público é praticamente uma certeza.

Ok, mas como divulgar sua banda na internet?

Divulgar sua banda na internet requer esforço, mas não tem mistério. Você só precisa estudar um pouco sobre outros assuntos e colocar a teoria em prática. Ao ler esse artigo você já está começando muito bem. É exatamente por aí que se começa!

Há cinco anos, quando tomei a decisão de criar a Tellurian Produtora, pouco a pouco fui me dando conta de que não bastava meu conhecimento em direito e administração para fazê-la funcionar. Precisei aprender sobre contabilidade, finanças, e uma infinidade de matérias envolvendo a indústria criativa. Foi necessário até mesmo aprender um pouco de programação para criar este site que você está acessando. Aprendi também sobre marketing. Esse artigo que você está lendo é na verdade o que se conhece por marketing de conteúdo.

A mesma coisa serve para você e para sua banda: é necessário assumir outros papéis além do papel de músico no início da jornada. É claro que você pode contratar profissionais para fazer tudo ou parte desse trabalho de divulgar sua banda na internet. Do mesmo modo você pode convencer algum amigo, parente ou um colega do trampo para te ajudar. Mas se você não consegue enxergar alternativa que não seja o “faça você mesmo”, então é melhor se acostumar com a ideia de transitar em assuntos que não são da sua área.

A vida não é um fast-food!

Tire da cabeça a ideia de que as coisas acontecem num estalar de dedos. A vida não é um fast-food! Você vai fazer cometer muitos erros até começar a colher alguns acertos. Leva-se tempo para aprender a melhor forma de divulgar sua banda na internet. Não passe um único dia sem aprender algo novo que venha a acrescentar para sua carreira. Seja persistente, fera! Parece clichê, mas hoje em dia as pessoas acham que o sucesso chega através de um delivery. Não é assim!

Lembre-se de todo o tempo e empenho que você dispendeu para se tornar o músico que é. Tenho certeza que no começo foi bem difícil. Mas você persistiu e hoje se tornou um bom músico. Agora repita todo o processo para outras matérias. Se você realmente quer chegar lá, é isso que você precisa fazer!

O marketing na rede começa fora da rede!

Outra coisa importante é: não se iluda! O que acontece no mundo virtual é apenas um reflexo do mundo real. Ou seja, o marketing na rede começa fora da rede!

Existe muita sacanagem na rede e as pessoas deixaram de ser idiotas. Para fazer uma boa divulgação da sua banda na internet você precisa de indicadores sociais de que o teu trabalho é realmente bom. Esses indicadores darão confiança para as pessoas que estão tendo o primeiro contato com o seu trabalho através do ambiente virtual. Indicadores sociais mostrarão que você não é só mais um panaca querendo chamar a atenção. E para conseguir esses indicadores você deve ser um excelente profissional fora da rede! Isso porque as primeiras pessoas que irão te avaliar são aquelas que te conhecem e que já tiveram contato direto – ao vivo – com o teu trabalho. Possuir mais avaliações negativas do que positivas é uma verdadeira tragédia na construção da tua credibilidade como profissional.

Não haja como alguns rock stars de antigamente!

Conheço muitos músicos que conduzem suas carreiras como alguns rock stars de antigamente. Sim, pelo incrível que pareça ainda tem aqueles que sobem no palco atrasados porque estão bêbados, travados, derretendo ou de ressaca. Como resultado, as chances de você se queimar com o público e com o produtor do show são enormes. Acima de tudo, vá preparado, concentrado, seja humilde, haja como profissional, pois você está galgando espaço. Respeite e seja amável com as pessoas que estão lá para curtir o teu trabalho. Além disso, não seja um babaca tratando bem todos os que estão a sua volta, doando a atenção que merecem. Com efeito, a melhor forma de divulgar sua banda na internet é o marketing espontâneo de um público e de um produtor satisfeito com o teu trabalho!

Espalhe sua música!

Possuir gravações de qualidade é fundamental para divulgar sua banda na internet, mas é só o começo. É necessário que o teu som alcance o maior número possível de pessoas. Para tanto você deve disponibilizar sua música em plataformas como Spotify e SoundCloud.

Ficar de braços cruzados só retarda o processo, portanto, seja pró-ativo e espalhe sua música na internet em todos os canais disponíveis. Apenas proteja com antecedência suas criações e fique atento com a política de direitos autorais de cada plataforma.

Também entre em contato com canais alternativos de difusão de conteúdo musical que estejam alinhados com o teu estilo e público. É o caso das web-rádios e web-TVs, por exemplo. A mídia independente ganha cada dia mais força, pois foi-se o tempo que o oligopólio midiático detinha o poder absoluto sob os meios de comunicação. A internet está quebrando este paradigma conforme as pessoas tem buscado novas fontes de entretenimento e informação. Não fique para trás!

Tenha um website com a cara da sua banda!

Ter um bom website é algo básico para divulgar sua banda na internet. Fique ligado: fanpages e perfis em redes sociais não substituem, e talvez nunca venham a substituir, um bom website! Por quê? Ora, no website além de poder acomodar todo o conteúdo relativo ao teu trabalho é o único lugar da internet que você pode customizar para que fique exatamente com a cara da tua banda.

Apenas garanta que além de atraente o website seja rápido, leve, responsivo para dispositivos móveis, sem bugs ou links quebrados, porque isso é irritante e pode causar o efeito inverso do desejado. Portanto, não deixe de investir em um bom website e o mantenha sempre atualizado e otimizado para os mecanismos de busca.

Mantenha perfis da banda nas principais redes sociais!

O ideal é que você esteja presente no maior número possível de redes sociais, mas sabemos o quanto é trabalhoso manter simultaneamente tantos perfis. Nesse contexto, você deve no mínimo manter, além de um perfil no Facebook, um no Instagram e outro no Twitter para divulgar sua banda na internet. Mais importante do que quantidade de perfis é a qualidade do conteúdo que você posta e atenção que você dispensa a cada um deles.

Depois trate de alimentar estes perfis com conteúdo, pelo menos, de 2 a 3 vezes por dia. Estude a dinâmica de cada rede social, crie cards de postagens personalizados com citações, curiosidades, etc., e tente descobrir o que o seu público gosta de ver e a melhor hora de postar. Além disso, programe-se, planeje o que irá publicar com boa antecedência, analisando o desempenho das publicações diariamente. Do mesmo modo, importante monitorar outras bandas e artistas de vários nichos para descobrir como estão agindo, focando sempre nos exemplos de maior sucesso.

Acima de tudo, jamais deixe de dar atenção para o seu público nas redes sociais. Fundamental demonstrar que você se importa com o que eles pensam e nutrir gratidão por isso. Descubra quem são as pessoas que mais se envolvem com as tuas publicações e bata um papo com elas. Se aproxime do seu público! Acredite, isso dá muito certo quando o assunto é divulgar sua banda na internet.

Além do mais, não há problema algum em compartilhar conteúdo de outras páginas relevantes para o teu público. Basta trocar uma ideia com os administradores dessas páginas, compartilhamentos e curtidas. Igualmente, procure grupos de discussões que se encaixam no perfil do seu público e poste o link para conteúdo do seu website e perfis sociais.

A internet é multimídia!

Outro ponto importante a ressaltado: para conquistar o público você precisa trabalhar o conjunto global da sua imagem. Grave vídeos mostrando o dia a dia do teu trabalho, e produza vídeo-clipes de qualidade para divulgar sua banda na internet. Da mesma forma, crie um canal no Youtube e o alimente sempre que tiver um conteúdo relevante. Tudo bem reutilizar o mesmo material em diversas plataformas! Como resultado, vídeos costumam gerar envolvimento muito maior do que textos e imagens estáticas. A internet é multimídia e você precisa aprender a tirar vantagem disso.

Tenha uma Produtora na retaguarda!

A Tellurian conta com uma carta de serviços tão completa que pode assumir todo trabalho de criação e divulgação do conteúdo da banda na internet e até bem mais do que isso. Como resultado, elas acabam agregando valor de mercado, e deixam os músicos livres para focarem naquilo que fazem de melhor. Além do mais, é uma excelente forma de ganhar respeitabilidade entre os produtores de shows e eventos, principalmente se você faz parte do cast oficial produtora.

Finalmente, acredito que esses sejam os pontos críticos, e em artigos futuros vamos aprofundar cada aspecto aqui abordado sobre como divulgar sua banda na internet. Portanto, favorite nosso site, siga-nos nas redes sociais, assine nossa newsletter para saber antes de todo mundo quando teremos um novo artigo do seu interesse. No mais, espero que você tenha gostado do texto e que ele tenha sido útil. Deixe um comentário e o seu joinha, pois dessa forma estará nos incentivando a produzir mais conteúdo relevante para você. Abraços e boa jornada rumo ao sucesso!

Nelson Oliveira Ramão Neto
Nelson Oliveira Ramão Neto
Nelsinho é pai da Hellena, devorador de séries e viciado em jogos de RPG. Estudou Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e há seis anos atua na área da Propriedade Intelectual, certificado em Direitos Autorias e Conexos pela OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Também possui formação nos campos de empreendedorismo, inovação, liderança e negociação. É produtor cultural, e sócio diretor do Grupo Fortitude.

Deixe uma resposta